sábado, 7 de abril de 2012

* Macapá (AP) - Dançando o marabaixo

Marabaixo
Praticada pelos negros na época da escravidão, é uma dança feita em grupo.

Que sorte a nossa!
Hoje está começando o Ciclo do
Marabaixo no Barracão Cultural Dica Congó, amapaense e matriarca da família Congó.

E foi uma das principais lideranças do movimento do marabaixo.




O ciclo começa no Domingo de Páscoa e vai até junho.

Uma festa de fé e cultura. Patrimônio cultural do Amapá.
Domingo de Páscoa - se dança o marabaixo na casa do festeiro.
Cortação dos Mastros - no sábado, 5 semanas após o Domingo de Páscoa, é feita o corte dos mastros nas matas do Quilombo de Curiaú que são deixados próximos as casas dos festeiros para serem preparados.
Estes mastros são enfeitados com galhos de murta e colocada a bandeira do Espírito Santo.
Ladainhas são rezadas durante 18 dias na casa do festeiro.
Tem a produção da gengibirra, uma bebida feita ao som dos cantos que às vezes leva a noite toda. Bebida com gengibre, açúcar, cravo e cachaça.
E no final do Ciclo, o mastro é derrubado.

Presidente da Federação Folclórica Cultural do Amapá, Elísia Congó















Assim que chegamos, ganhamos uma saia pra participar da dança.

Detalhe: como passamos o dia turistando, todas as máquinas do nosso grupo estavam sem bateria. E eu?? Louca por não poder registrar esse momento tão cultural!!

 As mulheres dançam segurando a barra da saia e rodando sempre. Saias longas, rodadas e coloridas!!



E não me contentando em dançar o marabaixo, lá fui eu tocar a caixa do marabaixo!

Fui porque insistiram!! Eu nem queria!! rsrs


O principal instrumento do marabaixo é a caixa de marabaixo.

E a gente apareceu no jornal local da Globo. Mas eu ainda não achei o link! (Depois eu coloco aqui)

05 dias em Macapá (AP) e 17 passeios inesquecíveis!!
Dia 14 jan - Numa mesa de bar em janeiro, organizando esta viagem de abril, Veja aqui
Dia 05 abr - Chegada em Macapá com uma recepção e tanto, Veja aqui
                    - Cidade do Samba e Sambódromo de Macapá, Veja aqui
                    - Marco Zero do Equador, um pé em cada hemisfério! Veja aqui
Dia 06 abr - Viagem para Porto Grande pra ver onça, macaco, sucuri  rsrsrs Veja aqui
Dia 07 abr - Vila de Curiaú pra ver búfalo!!Eu vi!! Veja aqui
                 - Almoçar peixes do Amazonas, Veja aqui
BannerFans.com                 - Experimentar o tacacá, Veja aqui
                 - Visitar o incrível Museu Sacaca, Veja aqui
                 - Conhecer a linda Fortaleza de São José, Veja aqui
                 - Andar no Trapiche e entrar no rio Amazonas, Veja aqui
                 - Dançar o marabaixo. E até batucar!! Veja aqui
                 - Uma perfeita noite de queijos e vinhos, Veja aqui
Dia 08 abr - Visitar um supermercado em construção, Veja aqui
                 - Almoço exótico de Páscoa, Veja aqui
Dia 09 abr - Ir às compras na Casa do Artesão, Veja aqui
                 - Um tour panorâmico pela cidade, Veja aqui
                 - Hora de ir embora! Veja aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou???
Comente que eu vou adorar!!