quinta-feira, 25 de julho de 2013

* Bicho-do-cesto

(Férias em Guaratinguetá-SP)

Quem visita este blog sabe que eu adoro fotografar bichinhos!!
E eu dei de cara com estes!!
Uma lagarta que pesquisei demais na internet pra saber do que se tratava.
É o

Bicho-do-Cesto


Uma lagarta que constrói seu casulo com gravetos, galhos de plantas, folhas.

Fui almoçar na casa da minha tia e abandonei até o almoço pra registrar a "saga da lagarta"!!! rsrsrs

Olha como está a árvore. Como se trata de um pinheiro, praticamente virou uma árvore de Natal já decorada no mês de julho!!! kkkk


É uma espécie de lagarta que constrói seu casulo com folhas, pedaços de galhos, gravetos e tudo o que encontra pela frente.
Ela usa a própria seda para unir este material e criar seu casulo, melhor dizer, seu cesto!!


Usa sua própria seda para agrupar os materiais que pega para construção do seu casulo.


Olha só o tamanho dos casulos. Enormes!!!


Repare nas garras!!!
Praticamente um animal selvagem!! rsrsrs












O interessante nesta espécie é que só o macho chega a fase adulta e cria asas (mariposa).

A fêmea continua no estado de larva.

A lagarta ao menor sinal de perigo, ela se fecha com o casulo para sua proteção
Veja o vídeo.


Na parte de baixo do casulo é assim.


Eu passei o dia inteiro tomando conta dos casulos pra ver se acontecia alguma transformação em mariposa.
A única coisa que mudava era a posição dos casulos. As lagartas se movem demais atrás de comida e "material" para a construção dos casulos.
Na hora que estava indo embora tinha este casulo no chão!!
Não sei se caiu por descuido da lagarta ou se faz parte do processo de transformação.
Infelizmente não vi o final desta história!!


            

5 comentários:

  1. Foi ótima sua postagem!!! Estava atrás dessa lagarta há tempos! Foi a melhor descrição. Há algumas no quintal do meu prédio e fiz o mesmo q vc, rsrs.....fiquei olhando e nada! Elas passeiam muito pelo chão. Parabéns! Desvendou meu mistério!

    ResponderExcluir
  2. Foi ótima sua postagem!!! Estava atrás dessa lagarta há tempos! Foi a melhor descrição. Há algumas no quintal do meu prédio e fiz o mesmo q vc, rsrs.....fiquei olhando e nada! Elas passeiam muito pelo chão. Parabéns! Desvendou meu mistério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neusely!
      Eu praticamente não aproveitei o almoço em família só pra ficar tomando conta da lagarta e .... nada!!
      Eu achando que ia sair uma borboleta linda e maravilhosa voando na minha frente!! rsrs
      Mas pra fazer esta postagem, pesquisei MUITO na internet, pois ninguém sabia nada a respeito.
      Mas descobri e fiquei feliz!!
      Visite sempre o blog, sempre tem boas histórias pra contar.
      Abraços,
      Adriana Ávila.

      Excluir
    2. Adriana, que você tenha um 2014 com muita PAZ e continue registrando essas maravilhas do CRIADOR.

      Excluir
    3. Olá, anônimo!
      Um ótimo 2014 pra você tbém!!!
      E da próxima vez, deixe seu nome nos comentários pra eu poder retribuir! rsrs
      Abraços,
      Adriana Ávila.

      Excluir

O que achou???
Comente que eu vou adorar!!